Bem vindo ao site da Junta de Freguesia do Alferce

Freguesia do Alferce

apetece viver...

História

 

Alferce foi em tempos muito remotos uma localidade que pertenceu ao Termo de Silves, em 1773, quando foi criado o termo de Monchique, esta passou então a integra-lo.
A povoação de Alferce é muito antiga, muito provavelmente de épocas anteriores ao século XIII, reflectindo uma toponímia de origem árabe.

Uma das raízes etimológicas que lhe está intimamente associada é a palavra "al-faris", que significa cavaleiro, existindo assim uma forte possibilidade de Alferce ser uma terra de cavaleiros.      
Relacionando esta teoria com a arquitectura militar islâmica, existente no Cerro do Castelo de Alferce, ao qual estudos recentes apontam para que este desempenhasse em tempos uma função geoestratégica de vigilância e segurança às actividades económicas do sector agro-pecuário e da população residente.

Ainda neste âmbito do património construído, importa realçar a presença de alguns moinhos de água e de vento e a própria arquitectura da aldeia de Alferce, com destaque para a Igreja, que pelos testemunhos materiais ainda existentes, nomeadamente o portal principal e uma imagem primitiva do padroeiro, apontam para os finais do século XV, princípios do XVI, já seguindo o formulário manuelino, estando identificado no fecho do arco triunfal da capela-mor a data de 1578.

No património natural, destaca-se as nascentes de águas medicinais, da Fornalha e da Malhada Quente, a beleza da paisagem em relevo que nos proporciona vistas panorâmicas sobre o litoral Algarvio e Baixo Alentejo e a vastíssima variedade de flora e fauna, próprias de um território rico em recursos naturais, muita água, solos férteis e clima ameno.

Como aproveitamento dos seus cursos de água, para abastecimento público à zona do barlavento algarvio, foi construída a barragem de Odelouca, na Ribeira de Odelouca, cujo o volume total da albufeira está calculada em 157 hm3, ocupando uma área de 7,8 km2, na freguesia de Alferce e também no concelho de Silves.

Para além de todo o seu património e da beleza natural da paisagem, Alferce também dispõe de modernos equipamentos de lazer, como Piscina, Polidesportivo, Parque de merendas, Miradouro, Centro de Convívio de Idosos, Recinto de Festas.