Nos dias 10, 11 e 12 de Junho de 2022 irá realizar-se o Festival de Caminhadas com vários eventos dispersos por todo o concelho de Monchique, dos quais duas das caminhadas irão realizar-se no Alferce.
Poderá consultar o programa completo do evento no site do município.
Caminhando pelo Cerro do Castelo de Alferce – 9km
Dia 10 de junho, 09h00 – 12h00
Percurso pedestre circular com início e fim no sopé do Cerro do Castelo de Alferce. O itinerário desenvolve-se em torno dessa emblemática elevação, localizada na área de transição geológica entre os sienitos nefelínicos e os xistos e grauvaques.
Ao longo do percurso os caminhantes desfrutarão de uma magnífica paisagem bucólica que inclui uma vasta variedade de flora e fauna, bem como uma vista privilegiada sobre a albufeira da barragem de Odelouca, sobre o vale encaixado por onde serpenteia a ribeira de Monchique e sobre o espantoso barranco do Demo.
Além de proporcionar a observação do notável Cerro do Castelo de Alferce a partir de diferentes perspetivas, evidenciando a sua inexpugnabilidade, o percurso também atravessará o topo do sítio arqueológico – área que encerra vestígios arqueológicos de distintos momentos civilizacionais.
Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Cerro do Castelo de Alferce 37.319681, -8.494250
Grau de dificuldade: Difícil
Participação: Gratuita – Inscrições: turismo@cm-monchique.pt
Entidade responsável: Município de Monchique
Caminhada Alferce – Picota – Monchique – 15Km
Dia 10 de junho, 9h30 – 13h30
Saindo de Alferce, começaremos a nossa subida em direção à Picota, numa encosta da Serra pouco conhecida, passando por montado de sobreiros e azinheiras, matas de castanheiros e eucaliptos. Na Picota, teremos um panorama fantástico da Serra. A descida em direção a Monchique será uma pequena aventura. A não perder!
Ponto de encontro: Secretariado do Festival 37.318500, -8.554639
Grau de dificuldade: Elevado
Participação: Pago, comunicado pela entidade colaboradora – Inscrições: trekking4all@gmail.com / 917 540 545 / 963 434 332
Entidade responsável: Trekking4All
O caminhar da água até à Fonte Santa – Caminhos Contados 3Km
Dia 11 de junho, 18h00 – 20h00
Acompanhando o som das águas até à Fonte Santa da Fornalha, ouviremos histórias da água, dos bichos e dos bosques, habitantes na fantasia que acompanha a vida dos homens e mulheres da serra.
Caminhos Contados são percursos pedestres performativos que convidam à viagem e descoberta do território, passando por lugares outrora habitados e pelas paisagens ao seu redor, reatando caminhos antigos, hoje já pouco pisados.
Conduzidos por um guia de campo e uma actriz, são caminhos desenhados a partir da vivência da paisagem e da escuta das histórias locais e apelam à participação de todas as pessoas: caminhando, escutando e interagindo entre si e com o que as rodeia; sendo uma oportunidade para um encontro performativo com a nossa tradição oral.
Caminhos Contados são percursos criados no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades [ debocaemboca-mertola.com] e mantêm vivo o seu princípio fundamental: a reactivação do contar em comunidade, propondo um esboço de uma cartografia narrativa da paisagem e dos lugares.
Grau de dificuldade: Difícil, para pessoas com alguma destreza física. Percurso não acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Ponto de encontro: Caminho de acesso à Fonte Santa da Fornalha 37.288778, -8.485667
Guia: Pedro Bravo Guia
Contadora de histórias: Rita Sales
Língua: Falado em português
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida. O percurso implica passagens com água pelos tornozelos, que podem ser feitas com pés descalços ou com sapatos, para quem não se importar de os molhar ou tiver sapatilhas para desportos náuticos, que poderá trazer e trocar no local.
Participação: Gratuita – Inscrições: turismo@cm-monchique.pt
Informações sobre a atividade: debocaemboca.mertola@gmail.com | 966 434 317 | debocaemboca-mertola.com
Entidade responsável: Município de Monchique
Rota da Fonte Santa – 11km
Dia 12 de junho, 8h30 – 12h00
Circuito agro-florestal saindo de alferce em direção à azenha, passando pelo monte velho, fonte santa e chegada ao parque de lazer da barragem de odelouca.
Ponto de encontro: Alferce 37.333528, -8.489111 / Fim do Percurso – Barragem de Odelouca 37°17’32.1″N 8°28’35.5″W
Grau de dificuldade: moderado/dificil
Participação: Gratuita – Inscrições: jf-alferce@sapo.pt / 282 912 126 / 962 149 142 (dos 15 aos 60 anos)
Entidade responsável: Freguesia de Alferce