Património natural

No património natural, destaca-se as nascentes de águas medicinais, da Fornalha e da Malhada Quente, a beleza da paisagem em relevo que nos proporciona vistas panorâmicas sobre o litoral Algarvio e Baixo Alentejo e a vastíssima variedade de flora e fauna, próprias de um território rico em recursos naturais, muita água, solos férteis e clima ameno.

Como aproveitamento dos seus cursos de água, para abastecimento público à zona do barlavento algarvio, foi construída a barragem de Odelouca, na Ribeira de Odelouca, cujo o volume total da albufeira está calcula em 157 hm3, ocupando uma área de 7,8 km2, na freguesia de Alferce e também no Concelho de Silves.

Barragem do Odelouca

Património material

A Freguesia de Alferce além da riqueza de todo o seu património histórico e natural é de salientar o património construído, com a presença de alguns moinhos de água e de vento e a própria arquitetura da aldeia de Alferce, realçando a construção da Igreja Matriz.
Realçando também todas as infraestruras que dispomos com modernos equipamentos de lazer, como Piscina, Polidesportivo, Parques de merendas e Lazer, Miradouro, Recinto de Festas, Estação de Serviço para Autocaravanas. Regulamento da Área de Serviço para Autocaravanas.

Todos os equipamentos estão disponíveis para utilização mediante o cumprimento dos seus regulamentos.

O Espaço Multiusos, destinado a exposições, ateliê de tempos livres, sessões de ginástica sénior, reuniões, colóquios entre outras atividades que a Junta necessite promover. Está disponível a sua utilização, mediante requerimento do interessado e o pagamento da taxa que for devida. Regulamento do Espaço Multiusos.

Espaço multiusos, Casa mortuária, Centro de Dia (Associação casa do Povo)

Património Religioso

A Freguesia de Alferce tem Igreja Matriz, que pelos testemunhos materiais ainda existentes, nomeadamente o portal principal e uma imagem primitiva do padroeiro, apontam para os finais do século XV, princípios do XVI, já seguindo o formulário manuelino, estando identificado no fecho do arco triunfal da capela-mor a data de 1578.

O Padroeiro é São Romão, é festejado no primeiro fim-de-semana de Agosto.

Capela do Monchicão

No sítio do Monchicão, também existe uma pequena Capela, esta tem uma construção mais ou menos recente e foi construída através da angariação de fundos angariados pela população local.

Gastronomia

A gastronomia de Alferce não difere muito em relação ao resto do Concelho, predominando os pratos elaborados a partir da carne de porco, estando ainda enraizada na nossa cultura a tradicional “Morte Porco”, que se realizava, com uma festa familiar e que produzia os géneros, que conservados, serviam de sustento para um ano.

Salientando alguns dos pratos típicos como: Cozido de couve com carne de porco, Sopas da Cachola, o arroz de bofe, o frigíneco, o bom galo caseiro, a boa canja de galinha caseira, o bacalhau assado acompanhado com as batatinhas de “cu pro ar”. Na doçaria o famoso Bolo de Tacho e o bolo de alforge, acompanhado com a aguardente de medronho e melosa de Alferce.